A EXCELENTÍSSIMA SENHORA PREFEITA MUNICIPAL DE RIO NOVO DO SUL/ES, usando de suas atribuições legais, conforme determina o art. 30 da Constituição Federal, bem como os arts. 70 e 71, da Lei Orgânica Municipal e demais normas que regem a matéria, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ela SANCIONA a seguinte Lei:
Art. 1º O Orçamento do Município de Rio Novo do Sul/ES, para o exercício de 2015, será elaborado e executado segundo as diretrizes gerais estabelecidas nos termos da presente Lei, em cumprimento ao disposto no art. 165 § 2º da Constituição Federal, do art. 4º da Lei Complementar 101/2000 e da Lei Orgânica Municipal, compreendendo:
I - As prioridades e metas da Administração Pública Municipal;
II - A estrutura e organização dos orçamentos;
III - As diretrizes gerais para a elaboração dos orçamentos do Município e suas alterações;
IV - As diretrizes para execução da Lei Orçamentária Anual;
V - As disposições relativas com despesas de pessoal e encargos sociais;
VI - As disposições sobre alterações na legislação tributária do Município;
VII - As disposições finais.
Art. 2º As prioridades e metas para o exercício financeiro de 2015 são aquelas estabelecidas no Anexo de Metas e Prioridades que integra esta Lei - Anexo I, em consonância com o Planejamento da ação governamental pelo Plano Plurianual 2014/2017, tendo como prioridades:
I - A universalização e o aceso aos direitos fundamentais básicos de educação e saúde de qualidade, habitação e saneamento básico, e promoção das políticas públicas de assistência social e proteção especial a criança e adolescentes;
II - O desenvolvimento econômico com ênfase na redução das desigualdades e a ampliação das oportunidades de trabalho digno, através de programas de desenvolvimento autossustentável, de apoio ao desenvolvimento local e de promoção do turismo sustentável e incentivo à industrialização;
III - O desenvolvimento urbano com qualidade de vida e defesa do meio ambiente;
IV - A promoção da articulação e integração entre os Órgãos e as políticas públicas, visando garantir maior eficiência à gestão;
V - A implantação de mecanismos de participação direta da população na gestão da cidade, promovendo a transparência, o acesso às informações e a elaboração democrática das leis orçamentárias;
VI - A disseminação do uso da tecnologia da informação como forma simplificada de acesso da comunidade aos serviços públicos;
VII - A melhoria da qualidade do gasto público, mediante o aperfeiçoamento do Sistema de Planejamento, Orçamento, Finanças e Controle, e redução dos déficits orçamentários do Setor Público Municipal, tendo em vista o atendimento do saneamento das finanças públicas; Incentivar a prática de esporte na Rede pública Municipal de Ensino, e,
VIII - Incentivo e investimento nas atividades Culturais no Município.
Parágrafo Único. As metas e prioridades constantes no Anexo de Metas e Prioridades desta Lei terão precedência na alocação de recursos no orçamento de 2015, não se constituindo, todavia, em limite à programação das despesas.
Art. 3º O Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, discriminarão a despesa por Unidade Orçamentária, segundo classificação funcional programática, especificando para cada projeto, atividade ou operação especial valores da despesa por natureza, grupo, modalidade de aplicação e elemento da despesa.
§ 1º Na indicação do grupo de despesa a que se refere o caput deste artigo será obedecida a seguinte classificação, de acordo com a Portaria 42 de 14 de abril de 1999 e a Portaria 163 de 04 de maio de 2001 do Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Orçamento Federal, bem como suas posteriores alterações:
a) Pessoal e encargos sociais (1);
b) Juros e encargos da dívida (2);
c) Outras despesas correntes (3);
d) Investimentos (4);
e) Inversões financeiras (5);
f) Amortização da dívida (6);
g) Reserva de Contingência (9).
§ 2º Os programas, classificadores da ação governamental, pelos quais os objetivos da Administração se exprimem, são aqueles constantes do Plano Plurianual 2014/2017 e suas posteriores alterações.
§ 3º A reserva de contingência, prevista no art. 27 desta Lei, será identificada pelo dígito "9", no que se refere ao grupo de natureza de despesa.
Art. 4º Para efeito desta Lei, entende-se por:
I - Função, maior nível de agregação das diversas áreas de despesas que competem ao setor público.
II - Subfunção, como uma partição da função visando agregar determinado subconjunto de despesa do setor público.
III - Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no Plano Plurianual;
IV - Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
V - Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;
VI - Operação Especial, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
§ 1º Cada programa identificará as ações necessárias para atingir os seus objetivos, sob a forma de atividades, projetos e operações especiais, especificando os respectivos valores e metas, bem como as unidades orçamentárias responsáveis por sua realização.
§ 2º Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função, subfunção, o programa de governo, a unidade e o Órgão orçamentário, às quais se vinculam.
§ 3º As categorias de programação de que se trata esta Lei serão identificadas por programas, projetos, atividades e operações especiais.
Art. 5º O projeto de Lei Orçamentária Anual será constituído de:
I - Texto da Lei;
II - Quadros orçamentário consolidado, conforme definidos no Inciso II, art. 22 da Lei 4.320 de 17 de março de 1964;
III - Anexo do Orçamento Fiscal, discriminando a receita e a despesa na forma definida nesta Lei;
IV - Demonstrativo da compatibilidade da programação do orçamento com os objetivos e metas constantes no Anexo de Metas Fiscais, em cumprimento ao art. 5º da LC 101/2000;
V - Demonstrativo das medidas de compensação a renúncias de receitas e ao aumento das despesas obrigatórias de caráter continuado, conforme definição do art. 5º da LRF.
Art. 6º O Orçamento compreenderá a programação dos Poderes do Município, seus Fundos e Órgãos mantidos pelo Poder Público.
Art. 7º Para efeito no disposto nesta Lei, a proposta orçamentária do Poder Legislativo e do IPASNOSUL integrarão o projeto de Lei orçamentária para fins de consolidação.
Art. 8º O percentual da Proposta Orçamentária da Câmara Municipal deverá vir definido na Lei Orçamentária Anual e será de 7,00 (sete por cento) dos Impostos e Transferências Constitucionais previstos para o exercício de 2014, definidos no Anexo de Metas Fiscais que acompanha esta Lei
Parágrafo Único. Os repasses do duodécimo serão efetuados mensalmente até o dia 20 (vinte) de cada mês, calculado conforme Emenda Constitucional nº 25 de 14 de fevereiro de 2000.
Art. 9º O Projeto de Lei Orçamentária poderá incluir programação condicionada, constante de propostas de alterações do Plano Plurianual 2014/2017, que tenham sido objeto de projetos de lei.
Art. 10 No Projeto de Lei Orçamentária Anual, as receitas e as despesas serão orçadas a preços correntes, estimados para o exercício de 2015, conforme Anexo de Metas Fiscais - Anexo II desta Lei.
Art. 11 O orçamento do Município de Rio Novo do Sul para exercício de 2015 será elaborado visando garantir o equilíbrio fiscal e a manutenção da capacidade própria de investimento.
Parágrafo Único. A elaboração do projeto, a aprovação e a execução Orçamentária de 2015 deverá ser realizada de modo a evidenciar a transparência da gestão fiscal, observando-se o Princípio da Publicidade e permitindo-se o amplo acesso da sociedade a todas as informações relativas a cada uma dessas etapas.
Art. 12 O Poder Executivo colocará a disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, até 30 de novembro de 2014, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente, inclusive da receita corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo, conforme estabelecido no art. 12 § 3º da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 13 O Poder Legislativo encaminhará sua proposta orçamentária para fins de consolidação ao Poder Executivo até a data de 10 de dezembro de 2014.
Art. 14 O Poder Executivo encaminhará à Câmara Municipal o Projeto de Lei Orçamentária Anual até 15 de dezembro de 2014.
Art. 15 Além de observar as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei, a alocação dos recursos na Lei Orçamentária e em seus Créditos Adicionais será feita de forma a propiciar o controle dos custos das ações e avaliação dos resultados dos programas de governo.
Art. 16 Na programação da despesa serão observadas restrições no sentido de:
I - Nenhuma despesa poderá ser fixada sem que estejam definidas e legalmente instituídas as unidades executoras;
II - Não poderão ser incluídas despesas a título de Investimentos - Regime de Execução Especial, exceto os casos de calamidade pública formalmente reconhecida, na forma do art. 167, § 3º, da Constituição Federal;
III- Nenhuma despesa poderá ser fixada sem que estejam definidas as respectivas fontes de recursos.
Art. 17 Na programação dos investimentos em novos projetos somente serão incluídos na Lei Orçamentária Anual depois de atendidos os em andamento, contempladas as despesas de conservação do patrimônio público e assegurada à contrapartida das operações de crédito.
Parágrafo Único. Os investimentos deverão apresentar viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental.
Art. 18 A Lei Orçamentária somente contemplará dotação para investimentos com duração superior a um exercício financeiro se o mesmo estiver contido no Plano Plurianual e suas posteriores alterações ou em Lei que autorize sua inclusão.
Art. 19 As dotações a título de Subvenções Sociais e Auxílios a Entidades privadas sem fins lucrativos, a serem incluídas na Lei Orçamentária Anual e em seus respectivos créditos adicionais serão autorizadas através de Lei específica, obedecerão ao disposto no art. 16 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e serão definidas em Anexo integrante da Lei Orçamentária Anual.
§ 1º O Anexo que trata este artigo discriminará a Instituição a ser beneficiada, devendo conter no mínimo o nome e identificação completa do beneficiado.
§ 2º É vedada a inclusão de dotações a título de auxílio para Instituições privadas, ressalvadas as de caráter assistencial, comunitária, médico, educacional e cultural, sem finalidade lucrativa, que definidas conforme "caput" deste artigo, e que tenham aprovadas as prestações de contas dos recursos recebidos.
Art. 20 Para atendimentos do art. 19 desta Lei, as Entidades privadas sem fins lucrativos deverão apresentar declaração emitida pelo Ministério Público Estadual no exercício de 2014, de funcionamento regular nos últimos 03 (três) anos, bem como o comprovante de regularidade do mandato de sua diretoria.
Art. 21 A Lei Orçamentária Anual poderá conter dispositivo autorizando o Poder Executivo a abrir Créditos Suplementares, nos limites autorizados pelo Legislativo Municipal.
Parágrafo Único. Cópias dos Decretos de abertura de Créditos Suplementares autorizados na Lei Orçamentária deverão ser encaminhadas à Câmara Municipal junto com a Prestação de Contas Mensal, no prazo de 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre, importando em crime de responsabilidade o não atendimento a este dispositivo.
Art. 22 As fontes de recursos e as modalidades de aplicação aprovadas na Lei Orçamentária e em seus créditos adicionais poderão ser modificadas, justificadamente, para atender as necessidades de execução, desde que verificada a inviabilidade técnica operacional ou econômica da execução do crédito na modalidade prevista na Lei Orçamentária.
Art. 23 A proposta orçamentária anual atenderá as Diretrizes Gerais e aos Princípios da Unidade, Universidade e Anuidade, não podendo o montante da despesa fixada exceder à previsão da Receita para o exercício.
Art. 24 As receitas e despesas poderão ter seus valores corrigidos, em 01 de janeiro de 2015 por índice oficial, caso o índice de inflação do exercício de 2014 seja superior a 10% (dez por cento).
Art. 25 O Município destinará no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) das receitas resultantes de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino nos termos do art. 212 da Constituição Federal.
Art. 26 O Município aplicará no mínimo 15% (quinze por cento) das receitas do produto da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alínea "b" e § 3º, na saúde em cumprimento a Emenda Constitucional nº 29 de 13 de setembro de 2000.
Art. 27 A dotação destinada para Reserva de Contingência será fixada em montante não superior a 1% (um por cento) da receita corrente líquida do exercício de 2015 e será utilizada para atender os passivos contingentes descritos no Anexo de Riscos Fiscais - Anexo III - desta Lei e outros riscos e eventos fiscais que possam surgir no decorrer da execução orçamentária do exercício de 2015.
Parágrafo Único. A proposta Orçamentária para o exercício de 2015 poderá conter além da reserva de contingência destinada exclusivamente para atender riscos ou passivos fiscais, outra reserva de contingência destinada a atender possíveis eventualidades ou servir como fonte para abertura de Créditos Suplementares. As dotações fixadas para reserva de contingências deverão ser evidenciadas de forma distinta na proposta orçamentária.
Art. 28 Somente serão incluídas, na Lei Orçamentária para o exercício de 2015, dotações para pagamento com juros, encargos e amortização de dívidas decorrente de operações de crédito contratadas e autorizadas até a data do encaminhamento do Projeto de Lei a Câmara Municipal.
Parágrafo Único. A estimativa de receita de operações de crédito, para o exercício de 2015, terá como limite máximo à folga resultante da combinação das Resoluções 40/01 e 43/01, do Senado Federal.
Art. 29 Será incluída no Orçamento, dotação necessária ao pagamento de débitos oriundos de Sentenças Judiciais transitadas em julgado, constantes de Precatórios Judiciais, desde que apresentadas ao Poder Executivo até 01 de julho do corrente ano.
Art. 29-A A aplicação dos recursos dos "ROYALTIES DO PETRÓLEO" decorrentes do art. 48 da Lei Federal nº 9.478 de 06/08/98 e Lei Estadual nº 8.308/2006, obedecerá rigorosamente ao plano de aplicação elaborado pelo Executivo Municipal, aprovado pelo Conselho Municipal dos Royalties.
Parágrafo Único. O plano de aplicação observará o disposto no art. 3º, da Lei nº 9.308/2006 e suas alterações posteriores, e constará da proposta orçamentária para o exercício de 2015, bem como no Plano Plurianual 2014/2017.
Art. 30 No exercício de 2015, observado o disposto no art. 169 da Constituição Federal, poderão, mediante prévia autorização Legislativa, ser concedidas quaisquer vantagens, aumentos de remuneração, criação de cargos, empregos e funções, alterações de estrutura de carreiras, bem como admissões ou contratações de pessoal a qualquer título, observado o disposto nos artigos 19 e 20 da Lei Complementar nº 101/2000.
§ 1º A despesa total do Poder Executivo e Legislativo terá como limites para pessoal e encargos sociais, o disposto na Lei Complementar nº 101/2000.
§ 2º Os Órgãos próprios do Poder Legislativo e do Poder Executivo assumirão em seus âmbitos as atribuições necessárias ao cumprimento do disposto neste artigo.
§ 3º O saldo de caixa existente na Câmara Municipal de Rio Novo do Sul, ao final do exercício financeiro, mediante lei de iniciativa da Mesa Diretora, poderá ser devolvido aos cofres públicos municipais.
Art. 31 No exercício de 2015 a realização de horas extras, quando a despesa houver extrapolado 95 % (noventa e cinco por cento) dos limites referidos na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, somente poderá ocorrer quando destinada ao atendimento de relevantes interesses públicos, especialmente voltados para as áreas de Saúde e Educação, que gerem situações emergenciais de risco ou prejuízo para a sociedade.
Art. 32 Se a despesa com pessoal do Poder Executivo, durante o exercício de 2015, ultrapassar os limites estabelecidos na Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000, o percentual excedente será eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se entre outras providências:
I - Redução de horas extras;
II - Redução de pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão;
III - Exoneração dos servidores não estáveis.
Art. 33 A Lei que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza tributária só poderá ser editada se atendidas às exigências do art. 14 da Lei Complementar nº 101/2000.
Parágrafo Único. Aplica-se a Lei que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza financeira as mesmas exigências referidas no caput, podendo a compensação alternativamente, dar-se mediante o cancelamento, pelo mesmo período, de despesas em valor equivalente.
Art. 34 A concessão ou ampliação de incentivo ou qualquer benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita, parcial ou total, deverá ser precedida nos termos do art. nº 14, da Lei Complementar nº 101/2000, e em havendo qualquer ato administrativo que o conceda, deverá após, ser submetido a Câmara Municipal para homologação, sob pena de nulidade havendo o seu descumprimento.
Art. 35 Na estimativa das receitas constantes do Projeto de Lei Orçamentária poderão ser considerados os efeitos das propostas de alterações na Legislação Tributária.
Art. 36 Na hipótese de alteração na Legislação Tributária, posterior ao encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual ao Poder Legislativo e que implique em excesso de arrecadação, nos termos da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, quanto à estimativa de receita constante do referido Projeto de Lei, os recursos correspondentes deverão ser incluídos, por ocasião da tramitação do mesmo na Câmara Municipal.
Parágrafo Único. Caso a alteração mencionada no "caput" deste artigo ocorra posteriormente à aprovação da Lei pelo Poder Legislativo, os recursos correspondentes deverão ser objeto de autorização Legislativa.
Art. 37 Caso seja necessária limitação do empenho das dotações orçamentárias e da movimentação financeira para atingir a meta bimestral, nos termos do art. 9º da Lei Complementar nº 101/2000, o Chefe do Poder Executivo definirá percentuais específicos para contingenciamento das dotações de projetos, atividades e operações especiais.
§ 1º Excluem-se do caput deste artigo as despesas que constituem obrigações Constitucionais e legais do Município e as despesas destinadas ao pagamento dos serviços da dívida.
§ 2º Na hipótese da ocorrência do disposto no caput deste artigo, o Poder Executivo comunicará os demais Poderes, acompanhado da memória de cálculo, das premissas, dos parâmetros e da justificação do ato, o montante que caberá a cada um na limitação do empenho e da movimentação financeira.
§ 3º O Poder Executivo demonstrará, em até 30 (trinta) dias perante o Poder Legislativo, a necessidade da limitação de empenho e movimentação financeira nos percentuais e montantes decretados.
§ 4º No caso de limitação de empenhos e de movimentação financeira que trata o caput deste artigo, buscar-se-á preservar as despesas abaixo hierarquizadas:
I - com pessoal e encargos patronais, desde que estejam observados os limites de gastos com pessoal da LRF;
II - com a conservação do patrimônio público, conforme prevê o disposto no artigo 45 da LC 101/2000;
Art. 38 Caso o Projeto de Lei Orçamentária de 2015 não seja sancionada até 31 de dezembro de 2014, o Município executará o orçamento aprovado para o exercício de 2014 em 2015, nos termos do Art. 41 desta Lei.
§ 1º Eventuais saldos negativos, apurados em consequência de emendas apresentadas ao Projeto de Lei na Câmara Municipal e do procedimento previsto neste artigo, serão ajustados após a sanção da Lei Orçamentária Anual, através da abertura de créditos adicionais.
§ 2º Não se incluem no limite previsto no caput deste artigo, podendo ser movimentadas sem restrições, as dotações para atender despesas com:
I - Pessoal e encargos sociais;
II - Pagamento de benefícios previdenciários;
III - Pagamento de serviço da dívida;
IV - Pagamento de compromissos correntes nas áreas da saúde, educação e assistência social;
V - Os projetos e atividades em execução em 2015, financiados com recursos oriundos de convênios, operação de créditos internos e externos, inclusive a contrapartida prevista.
VI - Conclusão de obras iniciadas em exercícios anteriores a 2014 e cujo cronograma físico estabelecido em instrumento contratual não se estenda além do 2º semestre de 2015.
Art. 39 Em consonância com o que dispõe a alínea "e", inciso I, art. 4º, da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, a Administração Pública Municipal desenvolverá sistema de controle de custos e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos orçamentários.
Art. 40 Caso o Projeto de Lei referente à proposta orçamentária anual não seja aprovado até o término da Sessão Legislativa, a Câmara Municipal, após ser convocada extraordinariamente, incluirá a proposição na Ordem do Dia, sobrestando-se as demais proposições, até que ultime a votação, aprovando-o ou rejeitando-o.
Art. 41 Caso o Projeto de Lei encaminhado para apreciação do Legislativo Municipal for rejeitado em sua totalidade o Município executará o orçamento aprovado para o exercício de 2014 em 2015, tendo seus valores originalmente aprovados e corrigidos pela inflação do ano de 2014, sendo este aberto por Decreto Municipal.
Art. 42 O Poder Executivo poderá firmar Convênio com outras esferas de Governo e Entidades Filantrópicas, para desenvolvimento de programa prioritários nas áreas da Educação, Cultura, Saúde, Saneamento, Assistência Social, Agropecuária, Habitação, Agricultura, Segurança e Turismo e Transportes.
Art. 43 O Poder Executivo poderá celebrar Convênios e/ou Termo de Cooperação Técnica com Consórcios Intermunicipais que visem o desenvolvimento do Município, desde que sejam aprovados através de Lei Específica.
Art. 44 O Poder Executivo nos termos da Constituição Federal e mediante prévia autorização legislativa, poderá:
I - Realizar operações de crédito até o limite estabelecido na lei, inclusive alienação de bens móveis e imóveis;
II - Realizar operações de crédito por antecipação de receita, nos termos da legislação em vigor;
III - Abrir crédito suplementar e adicional, desde que com indicação dos recursos correspondentes;
IV- Transpor, remanejar ou transferir recursos, para cobertura de Créditos Adicionais de que se trata o inciso III.
Parágrafo Único. A reabertura de Créditos Especiais e Extraordinários, conforme disposto no art. 167, § 2º, da Constituição Federal, será efetivada mediante decreto do Prefeito Municipal.
Art. 45 Para os efeitos do § 3º do art. 16, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, entende-se como despesas irrelevantes aquelas cujo valor não ultrapasse para bens e serviços os limites dos incisos I e II do art. 24, da Lei nº 8.666, de 02 de junho de 1993.
Art. 46 O Poder Executivo publicará, no prazo de 30 (trinta) dias após a aprovação da Lei Orçamentária Anual, no Órgão Oficial do Município e/ou outra adotada pelo Município, o quadro de detalhamento da Despesa - QDD, discriminado a despesa por elemento, conforme unidade orçamentária e respectivos projetos e atividades.
Art. 47 Nos termos dos arts. 8º e 13 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, o Poder Executivo deverá elaborar e publicar até (30) trinta dias após a publicação da Lei Orçamentária Anual de 2014, o cronograma anual de desembolso mensal elaborado por no mínimo grupo de despesa, bem como as metas bimestrais de arrecadação.
Art. 48 Através de ato próprio o Poder Executivo poderá editar normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos conforme estabelece o art. 4º da Lei Complementar nº 101/2000.
Art. 49 Durante o exercício de 2015, o Poder Executivo observará a execução orçamentária, financeira e patrimonial, as regras do Controle Interno conforme estabelece o art. 74 da Constituição Federal e nos termos do art. 55 da Lei Orgânica Municipal, bem como em total observância as orientações do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
Art. 50 O Poder Executivo poderá, mediante prévia autorização legislativa, promover as alterações e adequações de sua estrutura administrativa, com o objetivo de modernizar e conferir maior eficiência e eficácia ao Poder Público Municipal.
Art. 51 A abertura de Crédito Suplementares no exercício Financeiro de 2015 será de até 40 % (quarenta por cento) do Orçamento das Despesas, nos termos dos artigos 7º e 43, parágrafo 1º da Lei 4.320/64.
Art. 52 O Poder Executivo Municipal poderá encaminhar ao Poder Legislativo, Projeto de Lei propondo alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 e na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2015, com o objetivo de adequação das metas e prioridades da Administração Pública Municipal com o Plano Plurianual para o período de 2014 a 2017.
Parágrafo Único. As alterações mencionadas no "caput" deste artigo poderão ocorrer durante os exercícios financeiros de 2015, compreendendo os Poderes do Município, seus Fundos e Órgãos mantidos pelo Poder Público.
Art. 53 O Poder Executivo poderá encaminhar mensagem ao Poder Legislativo para propor modificação nos Projetos de Lei relativos ao Plano Plurianual, às Diretrizes Orçamentárias, ao Orçamento Anual e aos Créditos Adicionais.
Art. 53-A. O Poder Executivo deverá encaminhar à Câmara Municipal os balancetes bimestrais da Execução Orçamentária da Receita e da Despesa, no prazo de 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre, importando em crime de responsabilidade o não atendimento a este dispositivo.
Art. 54 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete da Prefeita, Rio Novo do Sul/ES, 11 de Dezembro de 2014.
Esta Lei tem por autoria o Executivo Municipal.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul.
01 – ÓRGÃO>GABINETE DO PREFEITO
01 – Unidade orçamentária> Gabinete do Prefeito
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.003 |
Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito |
2.010 |
Cumprimentos de Precatório |
2.012 |
Contribuição para CNM e AMUNES |
2.279 |
Manutenção do Prédio da Prefeitura Municipal |
2.211 |
Transferência Financeira para o COMUNICSEMPRE |
01 – ÓRGÃO>GABINETE DO PREFEITO
02 – Unidade Orçamentária> Defesa Civil
2.285 |
Manutenção das Atividades da DEFESA CIVIL |
01 – ÓRGÃO>GABINETE DO PREFEITO
03 – Unidade Orçamentária> Órgão de Controle Interno
2.293 |
Manutenção das Atividades do ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO |
01 – ÓRGÃO>GABINETE DO PREFEITO
04 – Unidade de Assessoria de Comunicação
2.308 |
Manutenção do Setor de Assessoria de Comunicação |
02 – ÓRGÃO>PROCURADORIA MUNICIPAL
02 – Unidade Orçamentária> Procuradoria Municipal
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.005 |
Manutenção das Atividades da Procuradoria Municipal |
03 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
03 – Unidade Orçamentária> Secretaria Municipal de Administração
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.001 |
Contribuição Previdenciária Patronal – INSS/FGTS/IPASNOSUL |
2.004 |
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Administração |
2.014 |
Treinamento e Capacitação dos Servidores da Administração |
2.280 |
Auxílio Alimentação para os Servidores Municipais |
2.290 |
Manutenção e Ampliação do Setor de Compras e Almoxarifado Municipal |
2.258 |
Distribuição do Sinal de Internet Gratuita a População |
04 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS
04 – Unidade Orçamentária> Secretaria Municipal de Finanças
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.002 |
Amortização e Encargos da Divida Contratada |
2.007 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Finanças |
2.015 |
Contribuição para o PASEP |
2.016 |
Reserva de Contingência |
2.017 |
Manutenção das Atividades do NAC |
2.228 |
Recadastramento Imobiliário e Econômico do Município |
05 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSP. E SERVIÇOS URBANOS
01 – Unidade Orçamentária> Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.008 |
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Obras e Transportes |
2.023 |
Manutenção dos Postos Telefônicos e Torres Repetidoras de TV |
2.094 |
Manutenção do Centro Municipal da Secretaria de Obras |
1.013 |
Implantação de Projetos de Urbanização, reurbanização, paisagismo e reforma de praça da cidade. |
1.023 |
Aplicação dos Recursos da CIDE |
2.019 |
Construção, reforma e manutenção de praças, parques e jardins do Município. |
2.020 |
Manutenção do Cemitério e Capela Mortuária do Município |
2.022 |
Manutenção das atividades de limpeza Pública, coleta e transporte de lixo. |
2.261 |
Transferência para o CONSUL |
2.292 |
Transporte de resíduos sólidos do Município. |
2.281 |
Manutenção das ruas e avenidas da Cidade. |
2.024 |
Manutenção dos serviços de Iluminação Pública |
2.026 |
Manutenção dos veículos e máquinas da Secretaria de Obras e Transportes. |
2.282 |
Manutenção dos veículos do Transporte Urbano |
x.xxx |
Pavimentação de RUAS DA CIDADE |
x.xxx |
Aquisição de 01 Caminhão de Carroceria e 01 Triturador de Podas = Royalties do Estado |
|
|
05 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSP.E SERVIÇOS URBANOS
02 – Unidade Orçamentária> Secretaria Municipal Saneamento
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.221 |
Manutenção das Atividades do Programa de Água Potável |
2.223 |
Manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município |
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06 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e CULTURA
06.01 – Unidade orçamentária> Secretaria de Educação "ADMINISTRAÇÃO"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.009 |
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Educação |
2.280 |
Auxílio Alimentação para os Servidores da Educação |
2.032 |
Distribuição de Merenda Escolar – CONVÊNIO PNDE |
2.034 |
Distribuição de Merenda Escolar – RECURSOS SALÁRIO EDUCAÇÃO |
|
Distribuição de Merenda Escolar – RECURSOS PRÓPRIOS |
2.036 |
Transferência a Instituição Privada – MEPES |
2.044 |
Manutenção do Programa PDDE |
2.230 |
Auxílio Financeiro a Estudantes Universitário |
2.039 |
Transferência a Instituição Privada – ESCOLA PESTALOZZI |
06 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e CULTURA
06.02 – Unidade orçamentária>"SETOR DE MERENDA ESCOLAR"
2.302 |
Manutenção do setor de MERENDA ESCOLAR do Município |
2.032 |
Distribuição de Merenda Escolar – CONVÊNIO PNDE |
2.294 |
Distribuição de Merenda Escolar – RECURSOS SALÁRIO EDUCAÇÃO |
2.234 |
Distribuição de Merenda Escolar – RECURSOS PROPRIOS |
06 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e CULTURA
06.03 – Unidade Orçamentária>"Manutenção do FUNDEB"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.303 |
Recolhimento de Obrigações Patronais – Educação. |
2.304 |
Manutenção e Reforma de Escolas da Rede Municipal |
2.028 |
Capacitação de profissionais do ensino básico do município |
2.050 |
Manutenção das Atividades do Ensino básico no Município |
2.051 |
Manutenção das Atividades do Ensino Infantil |
2.052 |
Manutenção das atividades do Transporte Escolar – Recursos Próprios |
2.053 |
Manutenção das atividades do Transporte Escolar – Recursos de Convênio |
2.107 |
Aquisição e distribuição gratuita de uniformes, materiais didáticos e pedagógicos. |
2.108 |
Manutenção das Atividades do Transportes Escolar – Recursos do PNATE. |
2.268 |
Aplicação dos Recursos do Salário Educação |
x.xxx |
Construção da Escola de Virgínia Nova - (Lei Estadual 8.308/06) |
06 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e CULTURA
06.04 – Unidade Orçamentária>"Secretaria de Cultura"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.047 |
Manutenção das Atividades da Biblioteca Pública Municipal |
2.041 |
Transferência a Instituição Privada – RÁDIO MENSAGEM FM |
2.042 |
Transferência a Instituição Privada – LYRA 23 DE DEZEMBRO |
2.103 |
Manutenção das Atividades do Teatro Municipal |
2.106 |
Promoção de Festividades, projetos Artísticos, Culturais e Folclóricos no Município. |
2.259 |
Transferência a Instituição Privada – ARIS – Associação Rionovence dos Imigrantes Suíços |
07 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
07.01 – Unidade Orçamentária> "FMS – Bloco de Gestão do Sus"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.030 |
Capacitação dos profissionais da Saúde |
2.117 |
Manutenção do Setor Regulação/Controle/Avaliação e Monitoramento |
2.118 |
Manutenção do Conselho Municipal de Saúde |
2.220 |
Manutenção das Atividades de Assistência na Gestão em Saúde do Trabalhador |
2.255 |
Implantação e Implementação da Ouvidoria Municipal |
2.256 |
Manutenção das Ações de promoção da Educação Popular em Saúde |
07 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
07.02 – Unidade Orçamentária> FMS – Unidade "Bloco de Atenção Básica"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.305 |
Recolhimento de Obrigações Patronais - SAUDE |
1.017 |
Reforma e ampliação de Unidades de Saúde da ESF |
x.xxx |
Construção da Parte Superior do Ambulatório Municipal -(Lei Estadual 8.308/06) |
2.025 |
Manutenção da Frota de Veículos da Secretaria de Saúde e das ESF |
2.057 |
Manutenção e Ampliação das Unidades de Saúde Odontológicas |
2.242 |
Manutenção das Atividades do Pronto Atendimento Municipal |
2.246 |
Manutenção dos Programas de Estratégias da Saúde da Família |
2.247 |
Manutenção das Unidades de Saúde da Família |
2.254 |
Atenção a Saúde Bucal |
2.286 |
Compensação de Especificidades Regionais |
2.280 |
Auxílio Alimentação para os Servidores |
2.297 |
Manutenção das ações do PROGRAMA REDE CEGONHA |
2.296 |
Manutenção das Ações do PROGRAMA PMAQ |
|
|
07 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
07.03 – Unidade Orçamentária> "FMS – Média e Alta Complexidade"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.244 |
Manutenção dos Convênios e Contratos de Prestação de Serviços |
2.245 |
Manutenção do Consórcio de Saúde |
07 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
07.04 – Unidade Orçamentária> "FMS – Bloco de Assistência Farmacêutica"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.238 |
Aquisição de componentes básico para medicamentos -(AR-SM-HD e DEMAIS MEDICAMENTOS). |
2.116 |
Aquisição de Componentes básicos Municipais |
2.119 |
Estruturação de Serviços e Ações da Assistência Farmacêutica |
07 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
07.05 – Unidade Orçamentária> "FMS – Bloco de Vigilância em Saúde"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.113 |
Manutenção das Atividades de Vigilância Sanitária |
2.114 |
Manutenção das Atividades de Vigilância Ambiental e Epidemiológica |
2.263 |
Destinação Final de Lixo Séptico/Hospitalar |
08 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, INDUSTRIAL E MEIO AMBIENTE
08.01- Unidade Orçamentária> Secretaria da Agricultura
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.040 |
Transferência a Instituição Privada – INCAPER |
2.080 |
Manutenção das Atividades da Secretaria DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, INDUSTRIAL E MEIO AMBIENTE |
2.081 |
Auxílio Financeiro para Associações Comunitárias |
2.231 |
Manutenção dos Veículos e Máquinas da Secretaria DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, INDUSTRIAL E MEIO AMBIENTE |
x.xxx |
Aquisição de Implementos Agrícolas |
2.082 |
Reforma, manutenção e ampliação do Parque de Exposição |
2.083 |
Auxílio Financeiro para realização de Exposição Agropecuária |
2.085 |
Manutenção do Viveiro Municipal e Aquisição de mudas e sementes |
2.251 |
Manutenção do Centro de Apoio a Agricultura Familiar |
2.260 |
Manutenção do Núcleo de Inseminação Artificial |
x.xxx |
Manutenção das Estradas do Interior do Municipio |
09 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL
09.01 – Unidade Orçamentária> "SEMAS – Administração"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.073 |
Capacitação do Pessoal da Secretaria de Assistência Social |
2.097 |
Manutenção das Atividades da Secretaria de Assistência Social |
09 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL
09.02 – Unidade Orçamentária> SEMAS – Fundo Municipal de Assistência Social"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.072 |
Manutenção do Conselho Tutelar |
2.075 |
Manutenção do PETI JORNADA |
2.102 |
Manutenção do PPD |
2.100 |
Manutenção das Atividades de Atenção ao IDOSO |
2.301 |
Manutenção das Atividades do PROGRAMA IGD = SUAS |
2.077 |
Manutenção dos Benefícios da LOAS |
2.232 |
Manutenção do IGD – INDICE DE GESTÃO DESCENTALIZADA |
2.288 |
Manutenção das Atividades do ABRIGO INSTITUCIONAL |
2.266 |
Manutenção do PAIF-(CRAS) |
2.267 |
Manutenção do PAEFI-(CREAS) |
2.235 |
Manutenção do PRO-JOVEM |
2.269 |
Manutenção do Centro de Recreação da Terceira Idade |
2.299 |
Manutenção das Atividades do PROGRAMA "INCLUIR" |
2.300 |
Manutenção das Atividades do PROGRAMA "FUNCOP" |
x.xxx |
Reforma de CASAS POPULAR -(Lei Estadual 8.308/06) |
x.xxx |
Manutenção do Programa de Atenção ao Portador com Deficiência |
x.xxx |
Transferência a Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos (1) Associação Pestalozzi de RIO NOVO DO SUL (2)Associação Capixaba de Esportes e Lazer |
2.243 |
Manutenção do Centro de Inclusão Digital |
09 – ÓRGÃO> SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL
09.03 – Unidade Orçamentária> "SEMAS – Fundo da Infância e da Adolescência"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.098 |
Manutenção das Atividades de Atendimento a Infância e a Adolescência |
10 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO
10.01 – Unidade Orçamentária> "Secretaria de Planejamento"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.093 |
Manutenção das Atividades da Secretaria Municipal de Planejamento |
11 – ÓRGÃO>SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER E TURISMO
11.01 – Unidade Orçamentária> "Secretaria de Esportes, lazer e turismos"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.250 |
Manutenção das despesas com incentivo ao Turismo no Município |
1.029 |
Reforma e Manutenção de Quadras Poliesportivas |
2.049 |
Manutenção das Atividades do Esporte Amador no Município |
2.248 |
Urbanização de áreas de esporte e lazer |
2.284 |
Manutenção das Unidades de Esportes do Municipio |
x.xxx |
Aquisição de Equipamentos para Área de Lazer e Reforma do Parques da Cidade -(Lei Estadual 8.308/06) |
12 – ÓRGÃO>CÂMARA MUNICIPAL
12.01 – Unidade Orçamentária: "Câmara Municipal"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
1.115 |
Construção, Ampliação e reforma do prédio da Câmara Municipal |
1.116 |
Substituição de Rede elétrica de baixa tensão do prédio da Câmara Municipal |
1.117 |
Aquisição de Bens Móveis, Equipamentos e material Permanente |
1.118 |
Reforma e Atualização do Regimento Interno |
1.119 |
Realização de Sessões ou Reuniões Itinerantes |
2.224 |
Manutenção das Atividades do Poder Legislativo |
2.225 |
Contribuição para o FGTS/ IPASNOSUL E INSS |
2.319 |
Treinamento e Capacitação de Servidores e Vereadores |
2.320 |
Manutenção dos Sistemas Integrados de Gestão e Portal de Transparência |
2.321 |
Publicidade dos Serviços, Atos e Atividades Desenvolvidas pela Câmara Municipal |
2.322 |
Auxílio Alimentação |
2.323 |
Auxílio Financeiro a Instituição Privada – Rádio Mensagem FM |
2.324 |
Cumprimento de Sentença Judicial |
13 – ÓRGÃO> IPASNOSUL – INST. PREV. ASSIST. DOS SERVIDORES MUNICIPAIS
13.01 – Unidade Orçamentária: "IPASNOSUL"
Destino |
Descrição da Atividade/projeto |
2.229 |
Manutenção das Atividades do IPASNOSUL |
(*)Destino: (1) = projeto e (2) = atividade
APLICAÇÃO |
META 2015 |
- Destinação dos Resíduos Sólidos |
|
• Aquisição de 01 caminhão de carroceria |
120.000,00 |
• Aquisição de 01 Triturador de Podas |
20.000,00 |
- Atendimento a Saúde: |
|
• Construção da Parte Superior do Ambulatório Municipal. |
300.000,00 |
- Esportes e Lazer |
|
• Aquisição de Equipamentos para Área de Lazer e Reforma do Parquinho FUED JABOUR |
260.000,00 |
- Construção de Habitação para População de Baixa Renda |
|
• Reforma de Casas Populares |
700.000,00 |
- Universalização do Ensino Fundamental e Atendimento à Educação Infantil. |
|
• Construção da Escola de Virgínia Nova e Mundo Novo |
600.000,00 |
|
|
TOTAL PREVISTO PARA INVESTIMENTO EM 04 ANOS: |
2.000.000,00 |